terça-feira, 6 de maio de 2014

Bolo de Alfarroba

Quem me conhece sabe que adoro experimentar produtos novos. E se a isso pudermos associar uma alimentação mais saudável, é o ideal para compensar excessos que vamos cometendo ao longo do tempo.
Se há doce que tem de haver sempre na minha casa é um bolo, mas desta vez decidi fazer uma versão mais saudável do tradicional bolo de chocolate. 
Fui a uma loja da especialidade e adquiri farinha de alfarroba, que serve de substituto do cacau e comprei igualmente frutose que é o açúcar naturalmente presente na fruta. A única coisa que comi com alfarroba foram os biscoitos que adorei e daí a minha curiosidade em experimentar num bolo.
Fui ver a minha receita de bolo de chocolate e comecei a fazer as respetivas adaptações, estando sempre na expectativa de como seria o resultado final. Na elaboração desta receita tive de ter em atenção a quantidade de frutose, uma vez que tem de ser reduzida a sua quantidade para metade.
O cheiro que saía do forno era muito agradável, e os mais pequenos começaram a rondar a cozinha o que é sempre bom sinal. O tempo de cozedura foi igual e ao desenformar tudo correu na perfeição. 
É um bolo mais escuro, mais leve e com uma doçura ideal para quem também é guloso. 
Os meus filhos vieram lanchar o "bolo de chocolate", que segundo eles estava "tão bom", pelo que podemos dar às crianças um miminho doce e saudável!







Bolo de Alfarroba
Pré aqueça o forno a 180ºC

4 ovos
1 chávena de frutose
2 chávenas de farinha para bolos
1/2 chávena de azeite
1 chávena de farinha de alfarroba
1 chávena de água a ferver

Comece por misturar os ovos com a frutose, de seguida acrescente o azeite, a farinha de alfarroba e a farinha para bolos. Quando estiverem bem envolvidos, junte a água a ferver e volte a mexer.
Verta o preparado sobre a forma untada e leve ao forno cerca de 25 minutos. 
Utilize a técnica do palito para verificar se o bolo está cozido.

Sem comentários:

Enviar um comentário