terça-feira, 16 de junho de 2015

Empadão de Peixe com Folhas de Caril

Posso dizer que mal sai um livro de culinária que me agrade, tenho muita dificuldade em resistir...e este do Jamie Oliver foi mais um!






Empadão de Peixe com Folhas de Caril

4 dentes de alho
1 malagueta vermelha
Óleo q.b
2 punhados de folhas de caril
800g de batatas
2 ovos
1 colher de sobremesa de manteiga
Leite
Sal q.b
2 cebolas
1 pedaço de gengibre (pequeno)
1 colher de chá de açafrão da Índia
1 lata de leite de coco
200g de espinafres baby
1/2 limão
4 tomates maduros
2 postas de maruca
2 postas de salmão
12 camarões grandes

Coza o peixe, os ovos, os camarões e reserve.
Corte os alhos e as malaguetas às rodelas e coloque-os numa frigideira em lume brando com um fio de óleo. Junte as folhas de caril e deixe alourar cerca de 5 minutos e reserve (este preparado tem o nome de têmpera).
Descasque as batatas, corte-as em quartos e coza-as em água temperada com sal até estarem cozidas.
Escorra-as e esmague-as bem com manteiga, um pouco de leite e uma pitada de sal.
Pique as cebolas, o gengibre e deite num tacho com metade da têmpera e adicione o açafrão. 
Leve a cozinhar em lume médio durante 5 minutos, mexendo com frequência. Junte o leite de coco e os espinafres e rale finamente a casca do limão. Deixe levantar fervura, retirando do lume logo que os espinafres fiquem tenros e o molho engrossado.
Verta o preparado num tabuleiro.
Corte os tomates finamente, espalhe-os por cima e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Descasque os ovos, pique-os e adicione ao molho.
Desfie o peixe em lascas e disponha-as na travessa intercalando com os camarões.
Cubra com o puré de batata, dê o efeito desejado.
Leve ao forno durante 40 minutos ou até estar dourado.
Aqueça a restante têmpera com um fio de óleo e verta sobre o puré.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cupcakes e o Dia Mundial da Criança

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.






Aqui fica a minha participação no desafio de junho de 2015 no grupo "Dia Um...na Cozinha", que está de parabéns pelo seu segundo aniversário e neste dia dedicado a todas as crianças!




Cupcakes
(16 cupcakes)
Pré-aqueça o forno a 180ºC

3 ovos
150g de açúcar fino Sidul
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento para bolos
150g de manteiga


Misture o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente e bata até ficar um creme esbranquiçado, sem parar junte os ovos.
Adicione a farinha juntamente com o fermento e bata mais um pouco.
Coloque o preparado até meio das forminhas e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Deixe arrefecer antes de decorar.


Cobertura


2 pacote de natas (deixei 30 minutos no congelador)
3 colheres de sopa de açúcar em pó Sidul
4 colheres de sopa de chocolate em pó.
Comece por bater as natas com o açúcar e o chocolate em pó, até ficar em chantilly.
Decore a gosto.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Creme de Manga

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz!"
Madre Teresa de Calcutá




Creme de Manga

300ml de leite
1 casca de limão
80g de açúcar
300g de manga
1 colher de sopa de farinha Maisena
1 ovo

Corte a manga aos pedaços e triture até reduzir a puré. Adicione o açúcar, o ovo e a farinha Maisena, envolva bem de forma a evitar grumos.
Leve ao lume o leite com a casca de limão até levantar fervura. 
Retire a casca de limão e verta o leite mexendo sempre no preparado anterior.
Leve ao lume até engrossar.
Verta em taças e leve ao frio .

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Strudel de Maçã

Não há melhor no mundo que os filhos, mas a verdade é que não tenho tido tempo para mais nada a não ser trabalhos da escola!
Por mais autonomia que queira dar, as exigências são tantas que acabo por estar tão envolvida ao ponto de não ter tempo nem vontade para fazer outras coisas que tanto gosto...
Nunca estive tão "distante" da minha cozinha, sem ideias, sem vontade, mas a verdade é que tenho de contrariar esta tendência e voltar a pôr as mãos na massa!






Strudel de Maçã 
Pré aqueça o forno a 180ºC

Recheio

2 chávenas de chá de de açúcar
1 colher de sopa de margarina derretida
5 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de chá de canela em pó
 4 colheres (sopa) de farinha 
100 g de passas de uva
6 maçãs reinetas

6 folhas de massa filo

Estenda uma folha de massa filo sobre o papel vegetal e pincele-a com margarina.
Cubra com outra folha e pincele-a novamente e assim sucessivamente até se utilizarem todas as folhas
Corte a maçã aos cubos e misture com o açúcar, a canela e as passas previamente demolhadas no vinho do porto e escorridas. 
Deite este preparado sobre a massa e enrola-se como se fosse uma torta.
Pincele as extremidades com a margarina de maneira a ficarem bem fechadas e pincele o Strudel. Leve ao forno num tabuleiro forrado com papel vegetal até ficar dourado. 
Sirva quente acompanhado de gelado.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Novidades em breve!

O tempo tem sido escasso, os meus filhos têm requisitado todo o pouco tempo que tenho disponível para a realização de trabalhos da escola. As idas para a cozinha são para fazer as refeições do dia a dia e o mais simples possível, pelo que espero dentro em breve voltar a publicar receitas, já que ideias não me faltam...!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Pão com Chouriço

O tempo não pára e dou por mim a pensar que nos últimos tempos não tenho dedicado tempo ao blog!
O dia podia ter mais horas para poder fazer tudo aquilo que mais desejo, passar mais tempo com os meus filhos, fazer muitas das receitas que tenho planeadas, namorar, descansar para poder renovar energias e muitas outras coisas que tenho em mente...!
Apesar da falta de tempo e de vontade, ainda encontrei energia para mimar os meus eternos amores!
Agora também é tempo de me mimar e tirar uma férias para repor forças!










"O tempo que passa não passa depressa. 
O que passa depressa é o tempo que passou."
Virgílio Ferreira

Pão com Chouriço
Pré aqueça o forno a 220ºC

350g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de água tépida
1 colher de café de sal
1 chouriço de boa qualidade

Na bancada da cozinha peneire a farinha juntamente com o sal e faça um buraco no centro.
Dissolva o fermento num pouco de água morna, verta no centro da farinha e comece a envolver acrescentando a água morna e um fio de azeite. 
Misture bem, caso a massa se apresente seca adicione mais um pouco de água.
Polvilhe a bancada com farinha e amasse até ficar com bastante elasticidade.
Coloque a massa numa tigela, abafe com um pano e deixe levedar cerca de 1h em local quente até dobrar de volume.
Estenda a massa e corte em tiras largas, (caso necessário passe os dedos por um pouco de azeite para esticar a massa).
Retire a pele ao chouriço e corte-o às rodelas.
Coloque as rodelas sobre as extremidades da massa e feche os lados.
Deixe repousar os pães mais 30 minutos e faça uns cortes no cimo.
Leve ao forno cerca de 30/40 minutos.
Para se certificar que os pães estão cozidos vire-os e ao bater o som deverá ser oco.


quinta-feira, 5 de março de 2015

Pot Pie de Carne

"Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda."
Anne Bradstreet








Pot Pie
Pré aqueça o forno a 200ºC

Massa Quebrada

250g de farinha de trigo
125g de margarina ou banha
1/2dl de água
1 ovo
sal q.b

Peneire a farinha sobre a bancada, faça uma cova no meio e comece por deitar o sal, a manteiga ou banha aos cubos.
Trabalhe a massa com a ponta dos dedos.
Adicione a água e o ovo.
Envolva bem até ligar.
Faça uma bola, tape com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.

Recheio

500g de carne de vaca picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
250g de ervilhas congeladas
250g de cogumelos frescos laminados 
1/2 talo de aipo cortado em fatias finas
5 cenouras partidas aos cubos
Sal q.b
Noz moscada q.b
Farinha de milho q.b
1 gema de ovo

Num tacho aqueça o azeite, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar.
Coloque a carne, tempere com sal e deixe cozinhar sem tampa cerca de 10 minutos. Passado este tempo tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 25 minutos.
Adicione os cogumelos, as cenouras, as ervilhas e o aipo, tempere com noz moscada deixando cozinhar até ficarem macios.
Adicione duas colheres de sopa de farinha de milho para engrossar o molho.
Divida a massa em duas partes iguais, estenda a massa e forre a parte de baixo de um pirex e verta o preparado. 
Cubra com a restante massa, una as extremidades, faça alguns cortes na superfície da massa e pincele com a gema de ovo.
Leva ao forno cerca de 25 minutos.