quinta-feira, 5 de março de 2015

Pot Pie de Carne

"Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda."
Anne Bradstreet








Pot Pie
Pré aqueça o forno a 200ºC

Massa Quebrada

250g de farinha de trigo
125g de margarina ou banha
1/2dl de água
1 ovo
sal q.b

Peneire a farinha sobre a bancada, faça uma cova no meio e comece por deitar o sal, a manteiga ou banha aos cubos.
Trabalhe a massa com a ponta dos dedos.
Adicione a água e o ovo.
Envolva bem até ligar.
Faça uma bola, tape com película aderente e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.

Recheio

500g de carne de vaca picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite q.b
250g de ervilhas congeladas
250g de cogumelos frescos laminados 
1/2 talo de aipo cortado em fatias finas
5 cenouras partidas aos cubos
Sal q.b
Noz moscada q.b
Farinha de milho q.b
1 gema de ovo

Num tacho aqueça o azeite, acrescente a cebola e o alho e deixe refogar.
Coloque a carne, tempere com sal e deixe cozinhar sem tampa cerca de 10 minutos. Passado este tempo tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 25 minutos.
Adicione os cogumelos, as cenouras, as ervilhas e o aipo, tempere com noz moscada deixando cozinhar até ficarem macios.
Adicione duas colheres de sopa de farinha de milho para engrossar o molho.
Divida a massa em duas partes iguais, estenda a massa e forre a parte de baixo de um pirex e verta o preparado. 
Cubra com a restante massa, una as extremidades, faça alguns cortes na superfície da massa e pincele com a gema de ovo.
Leva ao forno cerca de 25 minutos.

domingo, 1 de março de 2015

Torta com Lemon Curd e Arandos

Que esta semana tenha as cores da alegria e o sabor dos sonhos realizados! 









Aqui fica a minha participação no desafio de fevereiro de 2015 no grupo "Dia Um...na Cozinha"!



Torta com Lemon Curd e Arandos
Pré aqueça o forno a 180ºC

Lemon curd (deverá ser feito de véspera)

Ingredientes

3 limões
3 ovos
500g de açúcar
70g de manteiga sem sal


Rale os limões, esprema o sumo e leve a lume brando juntamente com o açúcar.
Acrescente a manteiga e mexa bem até começar a ferver durante alguns minutos.
Retire do lume e reserve.
Bata os ovos e deite sobre preparado anterior mexendo sempre.
Leve novamente ao lume até engrossar.

Massa torta

6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de farinha para bolos
200g de arandos secos

Bata as claras em castelo, acrescente as gemas, o açúcar e por fim a farinha.
Verta a massa sobre o tabuleiro e leve ao forno cerca de 10/12 minutos.

Molhe um pano de cozinha, esprema bem, estenda sobre a bancada e polvilhe com açúcar.
Desenforme a massa sobre o pano, cubra com o lemon curd e adicione os arandos.
Enrole delicadamente com a ajuda do pano.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Focaccia de Alecrim e Azeite

Fazer pão para mim é sair da minha zona de conforto, já que nem sempre sai como desejaria…!
Desta vez decidi fazer uma focaccia, que acaba por ser mais simples de fazer do que o pão tradicional e assim começar a acreditar que um dia até vou conseguir fazer pão logo à primeira vez, sem ter de desesperar à espera que o pão levede, se está bem cozido e se no dia seguinte vai estar duro... Enfim fazer pão é um verdadeiro desafio…!








Focaccia de Alecrim e Azeite
Pré aqueça o forno a 220ºC

350g de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 chávena de água tépida
1 colher de café de sal
Azeite q.b
Raminhos de alecrim

Na bancada da cozinha peneire a farinha juntamente com o sal e faça um buraco no centro.
Dissolva o fermento num pouco de água morna, verta no centro da farinha e comece a envolver acrescentando a água morna e um fio de azeite. 
Misture bem, caso a massa se apresente seca adicione mais um pouco de água.
Polvilhe a bancada com farinha e amasse até ficar com bastante elasticidade.
Coloque a massa numa tigela, abafe com um pano e deixe levedar cerca de 1h em local quente até dobrar de volume.
Amasse mais um pouco, coloque um fio de azeite nas mãos e estique a massa.
Num tabuleiro untado com azeite coloque a massa, pincele com azeite e acrescente os raminhos de alecrim. (Caso tivesse seguido a receita original deveria ter deixado levedar mais 30m).
Leve ao forno cerca de 30m até dourar.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Polenta com Espinafres e Cogumelos

Sou seguidora de vários blogs e ao ver esta receita no blog Receitas para a Felicidade, fiquei cheia de vontade de experimentar. A combinação de ingredientes deste prato é uma verdadeira delícia, a começar pelos cogumelos, pela polenta e a salsa que lhe confere um aroma tão único. Fiz algumas alterações à receita inicial, mas apenas posso  dizer que o resultado é uma explosão de sabores!









Polenta com Espinafres e Cogumelos
Pré aqueça o forno a 180ºC

200g de cogumelos paris 
2 cebolas roxas laminadas
Azeite q.b
Vinagre balsâmico q.b
Tomilho q.b.
140g de polenta
1 mão cheia de folhas de espinafres picados grosseiramente
3 ovos
Sal q.b
Salsa picada

Coloque os cogumelos e a cebola laminada num tabuleiro, regue com o azeite e o vinagre, polvilhe com tomilho, e leve ao forno cerca de 10 minutos.
Retire e tempere com um pouco de sal.
Coloque de novo no forno, mas apenas com a grelha de cima ligada para lhe dar um pouco de cor.
Retire e reserve.
Numa panela com água a ferver, escalfe os ovos e reserve.
Leve água a ferver num tacho e assim que levantar fervura deite os espinafres a polenta e tempere com sal. Reduza o lume para o mínimo e cozinhe, mexendo sempre.
A polenta está pronta quando começar a descolar dos lados do tacho. Caso esteja muito grossa adicione mais água.
Junte um fio de azeite.
Coloque a polenta no fundo de uma tigela, cubra com a mistura de cogumelos e cebola, os ovos escalfados e polvilhe com salsa picada.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Brigadeiros

" Nesta vida não podemos realizar muitas coisas. 
Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor." 
Madre Teresa de Calcutá





Brigadeiros

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de sopa de margarina
Chocolate granulado q.b
Formas papel

Num tacho derreta a manteiga, acrescente o leite condensado e o chocolate em pó.
Deixe cozinhar em lume médio até levantar fervura, engrossar e soltar-se do fundo do tacho.
Retire do lume e deixe arrefecer.
Unte as mãos com óleo e forme bolinhas com a massa.
 Passe pelo granulado de chocolate e coloque nas formas de papel.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."
Joseph Addidon







Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate
Receita adaptada do Livro " A Minha Cozinha 2" da Clara de Sousa

280g de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
0,5 colher de chá de sal fino
170g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225g de açúcar refinado
100g de açúcar amarelo 
185g de manteiga de amendoim 
1 ovo grande
1 colher de chá de extracto de baunilha
250g de pepitas de chocolate 

Numa taça misture a farinha,o bicarbonato e o sal.
Na batedeira bata a manteiga e os açúcares até formar um creme. 
Adicione a manteiga de amendoim, o ovo e o extracto de baunilha e bata a velocidade mais baixa para envolver tudo muito bem. 
Envolva a mistura de farinha para que esta seja absorvida.
Por fim envolva as pepitas de chocolate.
Leve ao frigorífico cerca de meia hora.
Forre os tabuleiros com papel vegetal.
Ligue o forno a 180º. 
Faça bolinhas com cerca de 3cm de diâmetro.
Coloque-as sobre o papel vegetal, separadas por 5cm.
Retire o tabuleiro do forno e deixe descansar os biscoitos por uns 3 ou 4 minutos sobre o papel. 
Com a ajuda de uma espátula, coloque os biscoitos sobre uma grelha até arrefecerem totalmente.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Espinafres com Grão de Bico

"Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial!
Sayonara Ciseski





Aqui fica a minha participação no desafio de fevereiro de 2015 no grupo "Dia Um...na Cozinha"!


Espinafres com Grão de Bico

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de cominhos
1 pitada de açafrão 
1 lata de grão de bico cozido
100g de folhas de espinafres
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
sal q.b

Lave as folhas dos espinafres, escorra e reserve.
Corte os pimentos às rodelas e reserve igualmente.
Numa frigideira aqueça o azeite, acrescente a cebola e deixe cozinhar até esta ficar transparente.  
Acrescente os cominhos e o açafrão e deixe refogar um pouco.
Abra a lata de grão, passe por água e deite na frigideira deixando cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente os espinafres, tempere com um pouco de sal, tape  e deixe cozer até as folhas murcharem(4/5m).
Destape, deite os pimentos, deixe cozinhar mais um pouco e sirva.