terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Brigadeiros

" Nesta vida não podemos realizar muitas coisas. 
Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor." 
Madre Teresa de Calcutá





Brigadeiros

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de sopa de margarina
Chocolate granulado q.b
Formas papel

Num tacho derreta a manteiga, acrescente o leite condensado e o chocolate em pó.
Deixe cozinhar em lume médio até levantar fervura, engrossar e soltar-se do fundo do tacho.
Retire do lume e deixe arrefecer.
Unte as mãos com óleo e forme bolinhas com a massa.
 Passe pelo granulado de chocolate e coloque nas formas de papel.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate

"A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor."
Joseph Addidon







Biscoitos de Manteiga de Amendoim com Pepitas de Chocolate
Receita adaptada do Livro " A Minha Cozinha 2" da Clara de Sousa

280g de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
0,5 colher de chá de sal fino
170g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225g de açúcar refinado
100g de açúcar amarelo 
185g de manteiga de amendoim 
1 ovo grande
1 colher de chá de extracto de baunilha
250g de pepitas de chocolate 

Numa taça misture a farinha,o bicarbonato e o sal.
Na batedeira bata a manteiga e os açúcares até formar um creme. 
Adicione a manteiga de amendoim, o ovo e o extracto de baunilha e bata a velocidade mais baixa para envolver tudo muito bem. 
Envolva a mistura de farinha para que esta seja absorvida.
Por fim envolva as pepitas de chocolate.
Leve ao frigorífico cerca de meia hora.
Forre os tabuleiros com papel vegetal.
Ligue o forno a 180º. 
Faça bolinhas com cerca de 3cm de diâmetro.
Coloque-as sobre o papel vegetal, separadas por 5cm.
Retire o tabuleiro do forno e deixe descansar os biscoitos por uns 3 ou 4 minutos sobre o papel. 
Com a ajuda de uma espátula, coloque os biscoitos sobre uma grelha até arrefecerem totalmente.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Espinafres com Grão de Bico

"Cozinhar é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial!
Sayonara Ciseski





Aqui fica a minha participação no desafio de fevereiro de 2015 no grupo "Dia Um...na Cozinha"!


Espinafres com Grão de Bico

2 colheres de sopa de azeite
1 cebola média picada
1/2 colher de chá de cominhos
1 pitada de açafrão 
1 lata de grão de bico cozido
100g de folhas de espinafres
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
sal q.b

Lave as folhas dos espinafres, escorra e reserve.
Corte os pimentos às rodelas e reserve igualmente.
Numa frigideira aqueça o azeite, acrescente a cebola e deixe cozinhar até esta ficar transparente.  
Acrescente os cominhos e o açafrão e deixe refogar um pouco.
Abra a lata de grão, passe por água e deite na frigideira deixando cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente os espinafres, tempere com um pouco de sal, tape  e deixe cozer até as folhas murcharem(4/5m).
Destape, deite os pimentos, deixe cozinhar mais um pouco e sirva.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aniversário do Blog e uma Pavlova de Chocolate

Há dias especiais e hoje é um deles, o Cozinha Comigo celebra o seu 1º Aniversário!
Depois de muito hesitar, mas ao mesmo tempo ser tão “incentivada”, decidi avançar, pois vi que tinha tudo a ver comigo.
Quem me conhece sabe que adoro cozinhar, sempre fui assim é uma das formas que tenho de agradar os que me rodeiam!
Em pequena adorava passar receitas para os meus cadernos, “estudar os livros de receitas”, ir para a cozinha chatear a minha mãe, que me queria longe, pois só atrapalhava…Hoje percebo porquê?!
Algumas das receitas que partilho, foram escritas já nessa altura, outras que surgem da minha criatividade, algumas adaptadas de programas de televisão e de blogs que sou seguidora.
Ainda tenho muito a melhorar e a partilhar no blog, mas por vezes o tempo não permite, mas permitiu que neste último ano encontrasse este cantinho onde pude ocupar a mente e conseguir assim superar momentos menos bons.
Obrigada a todos os que seguem o Cozinha Comigo, que apreciam o que faço, pois espero continuar a partilhar o que mais gosto de fazer, Cozinhar!
É claro que nada disto era possível sem a colaboração do meu mais que tudo, que “tem” de estar sempre “disponível” para tirar as fotografias, às minhas colegas que são as provadoras oficiais das receitas, em especial à S., e ela sabe porquê…
Para comemorar esta data, presentei-o-vos com esta maravilhosa Pavlova de Chocolate que vi num dos livros da Nigella!









Pavlova de Chocolate
(Pré-aquecer o forno a 150ºC)

5 claras
250g de açúcar fino
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de Maizena
2 colher. de sopa de cacau em pó

Cobertura

200 ml de natas frescas
2 colheres de sopa de açúcar em pó 
1 iogurte grego natural
bagos de romã q.b.

Bata as claras e quando começarem a ficar cremosas adicione o açúcar.
Continue batendo até as claras ficarem bastante firmes e brilhantes.
Adicione o cacau em pó e misture.
Junte a Maizena e continue a bater  até ficar bem misturado.
Adicione o vinagre e bata mais um pouco.
Coloque uma folha de papel vegetal em cima de um tabuleiro e corte em forma de círculo.
Disponha o merengue sobre o papel vegetal.
Leve ao forno e baixe a temperatura para os 120ºC cerca de 1h30m.
Deixe arrefecer por completo dentro do forno.
Bata as natas, adicione o açúcar em pó e e acrescente o iogurte.
Retire a pavlova do forno, e decore com o chantilly e bagos de romã.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Tarte de Chocolate

"O sorriso é um abraço que se dá de longe!"




Tarte de Chocolate e Natas

Massa

1 pacote de bolachas digestivas
3 colheres de sopa de manteiga derretida


No processador pique as bolachas, adicione a manteiga e envolva bem.
Forre uma tarteira de fundo amovível pressionando bem a bolacha e leve ao frio.

Recheio

1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas
1 folha de gelatina incolor

Coloque a folha de gelatina em água fria cerca de 5 minutos, esprema e reserve.
Leve as natas ao lume adicione o chocolate até derreter e engrossar, adicione a folha de gelatina e envolva bem.
Verta o preparado sobre a bolacha e deixe arrefecer.

Cobertura

1 pacote de natas frescas
3 colheres de  sopa de açúcar em pó

Comece por bater as natas na batedeira em velocidade baixa, acrescente o açúcar e aumente a velocidade até a mistura formar a consistência desejada.
Cubra a tarte e decore a gosto.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Noodles

"Esqueça os piores momentos da sua vida e faça com que os melhores se tornem inesquecíveis."






Noddles

15 camarões 
2 placas de noodles
10 cogumelos frescos
1 colher de café de açafrão
Gengibre fresco q.b
Alho q.b
Sal q.b
Azeite q.b
Tomate cherry q.b
Rúcula q.b (opcional)

Coza os camarões em água temperada com sal cerca de 8 minutos. 
Reserve a água da cozedura e descasque os camarões.
Aqueça a água da cozedura, e quando a mesma estiver bastante quente verta sobre as placas de noodles e mexa com um garfo.
Assim que a água ficar absorvida escorra e reserve os noodles.
No wok leve o azeite a aquecer, saltei os alhos, o gengibre ralado, os cogumelos e os camarões (reserve alguns para decorar).
Tempere com sal e no molho deite o açafrão de modo a ficar bem dissolvido.
Acrescente os noodles e envolva bem. 
Sirva num prato fundo com tomate cherry e um pouco de rúcula.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Migas de Couve

A verdade é o caminho, o bem é a ação, o belo é o sentimento. 
Esta é a prática para ser feliz.
 Usem-na, Feliz Ano Novo!


Migas de Couve 

1 broa
1 couve coração
3 dentes de alho
Azeite q.b
Sal q.b


Separe as folhas da couve e deixe de molho em água.
Escorra as folhas e corte finamente. 
Leve a cozer cerca de oito minutos em água a ferver com sal.
Escorra a couve e reserve.
Esfarele a broa e reserve igualmente.
Pique o alho e leve ao lume juntamente com o azeite.
Acrescente a broa, e envolva bem de forma a ganhar o aroma do alho e do azeite.
Por fim adicione a couve e misture.