quarta-feira, 2 de julho de 2014

Salmão com Crosta

"Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de de esperar que alguém lhe traga flores. 
E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
William Shakespeare




Salmão com Crosta
Pré aqueça o forno a 180ºC

2 lombos de salmão
Miolo de pão duro
Salsa q.b
Mostarda q.b

Pique o miolo de pão com a salsa, um fio de azeite e reserve.
Unte os lombos com mostarda e passe pelo miolo de pão.
Leve ao forno cerca de 15 minutos.
Acompanhe com espinafre baby.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Salada de Salmão com Toranja

O verão já chegou, mas ainda não trouxe aqueles dias quentes por que tanto esperamos. A vontade de comer saladas já é muita...apesar destas fazerem parte das minhas refeições durante todo o ano!
Quando vi o desafio para este mês do grupo Dia Um... Na Cozinha, não hesitei na escolha do prato que iria fazer.
Esta salada reúne muitos dos sabores que tanto aprecio, a acidez da toranja, a doçura do salmão, tudo isto combinado com a pera abacate, os espinafres e o queijo brie que lhe conferem uma mistura de sabores única e tão agridoce!





" A alegria evita mil males e prolonga a vida."
 Shakespeare


Aqui fica a minha participação de julho de 2014 no grupo Dia Um... Na Cozinha
Aguardando pelo próximo desafio para o mês de agosto!



Salada de Salmão 
(2 pessoas)

2 postas de salmão
1 pera abacate
1 toranja
Queijo brie
Espinafres baby
Vinagre balsâmico
Azeite q.b
1 colher de chá de mel
Sal q.b


Tempere as postas de salmão com sal, grelhe e desfie em lascas grossas.
Corte a pera abacate em fatias finas, a toranja e o queijo.
Disponha as folhas de espinafres, o salmão, o queijo, a pera e a toranja.
Misture o azeite com o vinagre e o mel e tempere a salada.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bruschettas

Ontem o jantar foi simples, uma vez que a falta de tempo tem sido uma constante nos últimos tempos, mas sei que para a minha cara metade é uma das melhores coisas que lhe posso dar!  
A primeira vez que fiz estas bruschettas, senti-me a melhor "cozinheira" do mundo, já que o meu marido não me poupou elogios...! 
Cada dentada que dava os seus olhos brilhavam de tanta satisfação, e para mim, foi muito gratificante sentir que proporcionei um momento único à mesa, a uma pessoa que tem sido tão importante na minha vida! 








Bruschettas
Pré aqueça o forno a 180ºC

6 fatias de pão de Mafra
3 dentes de alho
3 embalagens de mozzarella fresca
Tomate cherry q.b
Folhas de manjericão e rúcula q.b
Azeite q.b

Coloque as fatias de pão na grelha do forno e deixe torrar um pouco. 
Retire do forno, esfregue as cabeças de alho no pão e deite um fio de azeite.
Disponha as fatias de mozzarella à rodelas sobre o pão, acrescente o tomate às rodelas e leve ao forno até derreter a mozzarella.
Retire do forno e disponha folhas de manjericão e rúcula.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bolos de Arroz

Após receber a revista TeleCulinária, não pude deixar de experimentar a receita de bolinhos de arroz que ficaram simplesmente maravilhosos...e mais receitas ficaram seleccionadas para futuras publicações! 




Bolos de Arroz
Pré aqueça o forno a 180ºC

150g de farinha de arroz
150g de farinha de trigo
150g de açúcar
4 ovos
1 limão
75g de manteiga
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar para polvilhar
Formas de papel

Bata os ovos com o açúcar e a manteiga até ganharem volume. 
Junte ambas as farinhas e o fermento peneirados, envolvendo bem.
Raspe a casca de limão e acrescente à massa. 
Verta o preparado sobre as formas de papel, polvilhe com o açúcar e leve ao forno cerca de 30 minutos.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Pavlova

" Não se acostume com o que não o faz feliz,
revolte-se quando julgar necessário. 
Alargue seu coração de esperanças, mas não deixe
que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!"
Fernando Pessoa







Pavlova com Creme de Ovos
Pré aqueça o forno a 180ºC

4 claras de ovo
250g de açúcar fino Sidul
1 colher de chá de sumo de limão
2 colheres de chá de farinha maisena

Bata as claras até estas ficarem em castelo, com picos.
Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Junte o sumo de limão, a farinha maisena e envolva delicadamente com a colher de pau.
Numa folha de papel vegetal faça dois círculos um com 20cm de diâmetro e outro com 14cm.  
Coloque as claras dentro dos círculos e disponha de forma a ficarem direitas.
Leve a pavlova ao forno a 180ºC cerca de 10m e passado este tempo reduza para 120ºC.
Deixe cozinhar cerca de 1h.
Desligue o forno e deixe-a arrefecer dentro do forno.

Recheio

3 gemas
50 g de farinha maisena
200g de açúcar Sidul
1/2l de leite

Bata as gemas e reserve.
Num tacho misture o leite, o açúcar e a maisena até levantar fervura mexendo sempre.
Retire do lume e junte as gemas e deixe arrefecer.

Montagem

Retire a pavlova do forno e cubra a base maior com o creme de ovos. 
Coloque a outra base da pavlova por cima, deite o restante creme e decore a gosto.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Crinkles de Chocolate

Sou seguidora do blog As Aventuras de uma Mamã, e ontem quando decidi fazer bolachas, fui "espreitar" a receita de Crinkles de Chocolate, que só pela foto me deixaram com água na boca!
Não segui a receita à risca, mas o resultado não podia ter sido melhor, já que a consistência húmida confere-lhes algo de irresistível...!







Crinkles de Chocolate 
Pré aqueça o forno a 180ºC

250 gramas de chocolate de culinária
60 gramas de manteiga sem sal
2 ovos
100 gramas de açúcar
200 gramas de farinha com fermento
Uma pitada de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó q.b
   
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria  e reserve.
Peneire a farinha, o fermento em pó, o sal e reserve.
Bata os ovos com o açúcar, até que a mistura se torne esbranquiçada e duplique de volume.
Junte o chocolate derretido e envolva bem na mistura do açúcar. 
Adicione a farinha mexendo para que fique bem incorporada. 
Faça pequenas bolinhas e passe por açúcar em pó, levando ao forno durante 10 minutos.
Retire e deixar arrefecer.