terça-feira, 1 de abril de 2014

Queijadas de Abóbora ou Calondro

Abril, mais um mês, mais um desafio, desta vez o tema escolhido pelo grupo "Dia Um...na Cozinha!",  foi a Doçaria Regional. 
Quando vi o tema lançado, pensei que teria de fazer algo alusivo à região onde os meus pais nasceram Trás-os-Montes. Após consultar os meus livros de culinária, decidi que seriam as queijadinhas de abóbora ou de calondro. Nesta região abundam as abóboras, assim como à beira da estrada se podem ver as mimosas. Assim que as vejo, não resisto a apanhar alguns ramos para embelezar as minhas jarras. 
As mimosas são flores que expressam alegria e sensibilidade. Estas flores têm uma característica muito particular, quando tocadas encolhem. Apesar da primavera teimar em não chegar, as mimosas anunciam a sua chegada, com a sua cor tão alegre!






Aqui fica a minha participação no desafio de abril de 2014 no grupo "Dia um...na Cozinha"! Aguardando pelo próximo desafio para o mês de maio!



Queijadas de Abóbora ou Calondro

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Para o doce de abóbora

1 pau de canela
1 abóbora menina
Açúcar Sidul q.b
Casca de laranja q.b

Para as queijadas

2 chávenas de doce de abóbora
10 gemas

Comece por preparar o doce. Descasque e limpe a abóbora de sementes, corte-a aos pedaços. Meça com uma chávena de chá, sendo que a cada chávena de abóbora equivalerá ½ chávena de açúcar. Leve o açúcar ao lume com um pouco de água, o pau de canela e a casca de laranja. Deixe ferver até ficar em ponto de pérola.
Junte a abóbora e deixe ferver até que esta se apresente transparente e a calda novamente em ponto de pérola.
Adicione as gemas ao doce de abóbora, misturando muito bem. 
Deite o preparado nas formas leve a cozer em forno  quente.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Bolo Mousse Dia Mundial do Chocolate

Dia 26 de março comemorou-se o Dia Mundial do Chocolate, este dia é um daqueles dias que não posso passar sem comemorar, já que não consigo resistir a um chocolate...! 
Para celebrar fiz uma receita que contempla várias formas de comer chocolate, em bolo e em mousse. Confesso que nunca consigo comer só uma fatia!






Bolo Mousse com Cobertura de Chocolate
(Pré-aqueça o forno a 160ºC)

Bolo

1 tablete de chocolate de culinária 200g
200g açúcar moreno Sores
8 ovos
80g de farinha com fermento
200g de manteiga derretida


Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso.
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.
Junte a manteiga com o chocolate, e bata até envolver bem os ingredientes. Acrescente a farinha.
Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior, envolvendo bem sem bater.
Leve a cozer numa forma untada cerca de 25 minutos.
Desenforme o bolo e cubra com a cobertura.

Cobertura de Chocolate

1 tablete de chocolate culinária 200g
1 pacote de natas
20g de manteiga

Misture todos os ingredientes em lume brando, até ficar cremoso.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Sopa do Mar


A Primavera chegou, mas teima em não ficar, os dias voltaram a arrefecer e para nos aconchegar nada melhor do que uma Sopa do Mar (como lhe chama um dos meus filhos). 
Esta sopa é uma forma de comer peixe e "fugir" ao tradicional peixe cozido. Por mais que queira não consigo gostar deste prato e arranjo sempre desculpas para comer outra coisa... A primeira vez que fiz esta sopa fiquei rendida, os pimentos conferem-lhe um sabor adocicado e os coentros contrastam, tornando-a numa mistura de aromas irresistível, mesmo junto dos mais pequenos!



Sopa do Mar
(4 pessoas)


1l de água
90g de arroz ou massa 
4 cabeças de salmão
2 cebolas
2 dentes de alho
200g de polpa tomate
3 pimentos vermelhos
Azeite q.b
Sal q.b
Delicias do mar (opcional)
Tostas

Leve a água ao lume até levantar fervura, de seguida coloque as cabeças de salmão e tempere com sal.
Quando estiverem cozidas  desfie em lascas grandes e reserve a água da cozedura.
Num tacho faça um refogado com a cebola e os alhos e deixe amolecer. Acrescente a polpa de tomate e os pimentos picados, deixe cozinhar cerca de 30 minutos (acrescente água da cozedura caso necessário).
Triture o refogado e adicione a água da cozedura. Quando levantar fervura acrescente o arroz e deixe cozinhar cerca de 10 minutos, nos últimos 5 minutos deite o peixe.
Sirva com tostas e coentros picados.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolos de Coco



“A alegria evita mil males e prolonga a vida”
Shakespeare






Bolos de Coco
(12 bolos)
Pré aqueça o forno a 180ºC

125g de coco ralado

240g de açúcar fino Sidul 
5 ovos

Bata o açúcar e os ovos até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente o coco e envolva bem.
Verta o preparado em formas de papel e leve ao forno cerca de 15 minutos.
Retirar quando tiverem um aspeto dourado.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Frittata de Tomate Cherry e Manjericão


Posso dizer que tenho a sorte de ter algumas pessoas na minha vida que considero como amigas! Ao longo do tempo vamos conhecendo pessoas que de uma forma natural e inesperada criamos laços. Hoje falo-vos da Ana Barradas, é uma pessoa muito especial, conselheira, confidente, companheira de secretária, excelente mãe, excelente filha, para além de todas as virtudes que tem é uma verdadeira força da natureza!

Com ela são poucos os momentos em que não se ouvem gargalhadas, os dias por mais cinzentos que estejam a companhia dela torna-os cor-de-rosa. Sei que posso contar com ela para tudo, e que a sua amizade é sincera.

Para além de colega de trabalho, para mim ela é muito mais que isso… Identifico-me em muitas coisas com ela, desde vivências da adolescência até ao quotidiano do dia-a-dia. Temos maridos que são muito “parecidos” uns excelentes cozinheiros (somos umas sortudas…), brincalhões, excelentes pais, amigos, e acima de tudo estão sempre presentes nos momentos em que mais precisamos! A Ana ainda tem a sorte de ter um marido que está sempre disponível para fazer coisas de bricolage, já que nisso ele é fantástico!

Espero que não me telefones a perguntar como é que se faz esta receita...






Frittata de Tomate Cherry e Manjericão

Pré-aqueça o forno a 200g

6 ovos
Tomate cherry
Folhas de Manjericão
Queijo mozarela
Sal q.b

Bata os ovos e adicione o sal.
Envolva todos os ingredientes nos ovos batidos e deite a mistura sobre um pirex.
Leve ao forno cerca de 30 minutos



quinta-feira, 20 de março de 2014

Cheesecake para um jantar especial

Se há coisa que me agrada é receber pessoas em casa, e poder proporcionar um bom momento! O sábado que passou foi dedicado à organização de um jantar de família, mais propriamente para os meus cunhados… sim que eu tenho muitos! Quis oferecer este jantar a uma das minhas cunhadas (ela sabe porquê) e ao meu marido! Ele é reservado em relação aos seus sentimentos, mas poder ter todos os irmãos à mesa foi encher o seu coração, digo isto, porque o seu olhar transparecia alegria. Sei que foi uma ocasião muito especial para ele!

A noite foi muito bem passada, com muitas gargalhadas (a minha cunhada Ana estava ao rubro…), o que a mim me reconfortou pela harmonia de estarmos todos juntos, e claro pelo facto de ter estado na cozinha a fazer variadíssimas coisas que todos adoraram! 

Das sobremesas que fiz todas estavam maravilhosas, mas o cheesecake estava simplesmente fantástico! Desta vez não segui a receita tradicional e arrisquei com um novo ingrediente, o queijo Ricota!

O próximo jantar será em abril, já que estou em falta com uns bifes especiais…o prometido é devido!




Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família
Benjamin Franklin



Cheesecake de Morango
Pré aquecer o forno a 160ºC
Forma de 20 cm de diâmetro amovível

Ingredientes para a base

200g de bolacha Maria
100g de manteiga amolecida

Triture as bolachas com a manteiga até formar uma mistura homogénea.
Colocar esta mistura na forma, pressionar e levar ao frio cerca de 30 minutos.

Recheio

1 embalagem de queijo Philadelphia
1 embalagem de queijo Ricotta
2 pacotes de natas
2 gemas
200g de açúcar de açúcar Sidul

Bata os queijos com o açúcar, acrescente as gemas e por fim as natas até estar cremoso.
Retire a forma do frio e verta o preparado.
Leve ao forno cerca de 50/60 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente (deixei de um dia para o outro).

Cobertura de Morango

250g de morangos
110g de açúcar Sidul

Leve a lume médio os morangos partidos, o açúcar e a água até formar uma calda espessa.
Retire do lume e deixe arrefecer.  
Verta a calda sobre o cheesecake.
Decore a gosto.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mousse de Lima e Manjericão


O meu pai é grande
Quase chega ao céu
Tem força de um gigante
O meu pai é meu

Gosto dele
E ele gosta de mim
Brinco com ele
O meu pai é assim

O meu pai é grande
É assim que eu quero ser
Faz coisas maravilhosas
E com ele vou aprender








Ingredientes

1 lata de leite de leite condensado
2 iogurtes naturais
Sumo de 3 limas
4 folhas de manjericão

Deite o leite condensado numa tigela e reserve.
Esprema o sumo das limas, acrescente as folhas de manjericão e triture. 
Junte o sumo aos iogurtes, bata um pouco, deite sobre o leite condensado e misture.
Verta sobre as taças, decore a gosto e leve ao frio.