segunda-feira, 3 de março de 2014

Crema Catalana

Definitivamente não sei estar parada e adoro fazer coisas novas, quando vi esta receita no blog Coco&Baunilha, um dos meus preferidos, fiquei cheia de vontade de experimentar...!

O resultado foi tal como esperava, uma sobremesa cremosa e servida morna é perfeita para os dias frios...fiquei rendida! Cá em em casa foi um sucesso começando pelos mais pequenos!



Do blog Coco e Baunilha

Crema Catalana 

(4 pessoas) 

Ingredientes

500ml de leite
100ml de natas
3 gemas
90g de açúcar Sidul
45g de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão
1 colher de chá de sumo de limão
1 pitada de canela
1 colher de chá de pasta de baunilha (não coloquei) 

Leve ao lume o leite, as natas, a canela e as raspas de limão até começar a ferver. Numa tigela bata as gemas com o açúcar até esbranquiçarem, junte a maizena e misture bem. Adicione o leite quente ao creme de ovos mexendo vigorosamente, sem parar com um fouet e leve novamente a lume brando para engrossar.
Distribuir o creme em taças e deixe arrefecer. 

Mini Bundt de Iogurte

Sou seguidora de vários blogs de culinária, e outro dia surgiram muitas receitas de Bundt Cake. Fiquei curiosa, pois não conhecia e fui logo pesquisar. É um bolo de origem norte-americana, mas que corre todo o mundo, tendo sempre o mesmo nome, porque são feitos naquilo que se chama Bund Pan, ou seja forma de Bundt.

Uma vez, que estes bolos são tão especiais, também têm de ser feitos em formas especiais. Eu ainda não tenho a minha, mas definitivamente, será a minha próxima aquisição!



Os meus "Mini Bunt" foram feitos numa forma de silicone, para queques em forma espiral, que não me deixou mal!





Mini Bundt de Iogurte
( 16 Mini Bundt)

Pré-aquecer o forno a 180ºC

Ingredientes

1 chávena de açúcar fino Sidul

4 ovos
1 iogurte grego natural açucarado
3 colheres de sopa de óleo 
2 chávenas de farinha com fermento

Pincele as formas de bundt com manteiga ou óleo (não coloquei farinha uma vez a minha é de silicone).
Bata bem os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, junte o iogurte por fim a farinha juntamente com o fermento até ligar os ingredientes.
Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Deixar arrefecer e desenforme.
Polvilhe com açúcar em pó.


sábado, 1 de março de 2014

Pizza Marguerita

Este é o ano dos desafios, começando por este blog. Como gosto de ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, decidi participar no passatempo "Dia Um...na Cozinha"

O conceito deste grupo passa pela partilha de receitas dos membros que são publicadas sempre ao dia um de cada mês.

Março é a minha estreia neste desafio, e a receita lançada foi fazer uma pizza! Adoro confeccioná-las, principalmente poder misturar ingredientes que lhes conferem tanta vida! 




"A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades"
Marxwell Maltz







Aqui fica a minha participação no desafio de março de 2014 no grupo "Dia um...na Cozinha"! Aguardando pelo próximo desafio para o mês de abril!




Pizza Marguerita

Pré aqueça o forno a 240ºC


Ingredientes para a massa

1 colher de chá de fermento seco
1 colher de chá de sal
100ml de água morna
2 colheres de chá de azeite
160g de farinha Espiga

Dissolva o fermento em água morna.
Disponha a farinha, abra uma cova no centro e deite o fermento o sal e o azeite.
Amasse até obter uma massa homogénea.
Cubra com um pano e deixe levedar em local quente durante 30 minutos.
Estenda a massa e comece por guarnecê-la.

Ingredientes para guarnecer

Triture 250 g de tomate em conserva com orégãos.
Farinha para polvilhar (usei espiga)
100 g de queijo mozzarella ralado
1 caixa de tomate cherry laminado
4 folhas de manjericão
1 pacote de mozzarella de bufala cortado às rodelas
3 colheres de sopa de parmesão ralado.

Polvilhe a bancada de trabalho com farinha e estenda a massa num circulo. Coloque em cima de um tabuleiro  e pique toda a massa com um garfo.
Barre a base com o molho de tomate,espalhe  o mozzarella ralado e o tomate cherry.
Coloque o tabuleiro durante 10 minutos até a base estar dourada .
Retire do forno, disponha as folhas de manjericão com a mozzarella de bufala e polvilhe com parmesão.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cupcakes para uma Princesa


Ser tia é poder ceder ao chocolate e aos bolos, é deixar lambuzar a colher de pau cheia de massa, é deixar partir ovos, é guardar segredos, é deixar fazer penteados e muito mais!


A minha sobrinha é uma pasteleira em ponto pequeno e quando se junta com os primos está sempre preparada para pôr as mãos na massa! 





A minha sobrinha é uma princesa morena, faladora, brincalhona, meiga e uma excelente companhia! Ela é gulosa e está sempre pronta para ajudar a tia a fazer bolinhos e os seus preferidos são estes cupcakes de chocolate...!

Cupcakes de Chocolate
(16 cupcakes)

Pré-aqueca o forno a 180ºC

Ingredientes

100g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
200g de açúcar moreno Sores
2 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó


Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte os ovos sem parar de bater. Adicione o leite, a farinha misturada com o fermento e por fim o chocolate.
Deite a massa em formas de papel e leve a cozer cerca de 15 minutos.

Creme para a cobertura

Ingredientes

1 pacote de gelatina de morango
1 pacote de natas

Bata as natas com a gelatina até formar um creme espesso. 
Coloque o creme num saco de pasteleiro e decore.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Creme de Alho Francês


"Um bom prato é como uma obra de arte, com uma vantagem, além de apreciar podemos saborear"


Nicolau Rosa Chefe de Cozinha e Gourmet





Creme de Alho Francês
(4 pessoas)

Ingredientes

2 alhos franceses grandes
1 courgette grande
2 cebolas
2 ovos
1/2 l de água
2 colheres (sopa) de azeite
Sal q.b.



Coza os ovos e reserve.
Corte o alho francês às rodelas, pique a cebola e a courgette.
Coloque o alho francês e a cebola numa panela com um fio de azeite, tape e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
Acrescente a água, adicione a curgete e tempere com sal. Deixe cozinhar até todos os legumes estarem cozidos e triture. 


Sirva o creme com ovo cozido picado.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Granola


Se há coisa que nunca pensei que me acontecesse, era gostar de fazer desporto! O meu marido que é um adepto incondicional da prática, sempre me "chateou" para fazer alguma coisa, mas a desculpa era sempre a mesma "não tenho tempo".

Não sei estar parada, mas nunca me deu para correr, fazer ginástica, etc... até ao dia que descobri a zumba! Depois de saber mais sobre esta modalidade, fiz uma aula, e só tenho a agradecer às minhas colegas de trabalho que me "obrigaram" a experimentar... !

Deixo-vos aqui esta receita de granola, que faz parte dos meus lanches nos dias de zumba.






O melhor da vida é que afinal quando queremos temos tempo para tudo!


Ingredientes

350g de flocos de aveia
100g de sementes de girassol
50g de sementes de chia
100g de passas de uva
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de manteiga

Leve a derreter numa panela em lume brando a manteiga. Junte a aveia e sem parar de mexer deixe alourar. Junte as sementes de girassol, chia e gradualmente acrescente o mel e a canela, mexendo sempre. Retire e acrescente as passas de uva.

Deixar arrefecer e conservar num recipiente hermético.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Empadas de Galinha


O meu marido adora empadas, seja ao jantar, pequeno-almoço, lanche ou qualquer hora do dia! E não há nada melhor do que poder agradar aqueles que gostamos com estes pequenos mimos! 


A felicidade é feita de pequenos gestos.




“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.” 
(Terra dos Homens)


Empadas de Galinha

Pré aqueça o forno a 200ºC

Ingredientes para o recheio
1 frango partido sem pele (ou galinha)
1 cebola
1 dente de alho
1/2l de polpa de tomate 
1 folha de louro
Sal q.b
Azeite q.b

Tempere o frango com sal , faça um refogado com um fio de azeite a cebola, o alho e a folha de louro .
Deixe alourar sem queimar, junte a polpa tomate, o frango cortado em pedaços até cozer bem, (caso necessário acrescente um pouco de água).
Retire o frango do lume, deixe arrefecer e desfie. 
Por fim adicione o molho do refogado ao frango desfiado.

Ingredientes para a massa 
    450g de farinha de trigo
    150g de margarina
    1 ovo ligeiramente batido
    2 gemas de ovo
    1 colher de café de sal
    3 colheres de sopa de leite frio

Ponha a farinha numa tigela, faça uma cova no centro e acrescente o ovo inteiro e a margarina.
Dissolva o sal num pouco de leite e junte à massa, misture-a, acrescentando mais leite, até adquirir uma boa consistência.
Estenda a massa com o rolo, forre as formas e recheei.
Cubra as empadas com uma rodela de massa e pincele-as com gema de ovo. 
Leve ao forno quente até ficarem douradas.