sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Folhados de Fiambre e Queijo


Chega o final da semana e começo a ficar sem ideias do que fazer para o jantar....e ontem foi um desses dias! 
Havia massa folhada que já estava descongelada e pensei "sei quem vai adorar este jantar"...o meu marido... ele adora salgados! 
E assim foi, folhados de fiambre e queijo acompanhados de arroz branco e uma bela salada de alface! 
A massa estava estaladiça e a combinação do queijo com o fiambre maravilhosa! Todos adoraram...


Folhados de Fiambre e Queijo
(para 10 folhados)

Pré aqueça o forno a 200ºC


Ingredientes
10 fatias de fiambre
10 fatias de queijo flamengo
1 embalagem de massa folhada
1 ovo para pincelar
Polvilhar a bancada com farinha e estender a massa folhada até ficar com a forma rectangular. Disponha numa das extremidades da massa as fatias de fiambre e queijo e cubra com a restante massa. Pressione os extremos da massa e pincele com o ovo batido. Leve ao  forno cerca de 20 minutos, ou até verificar que a massa está dourada.



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Chupas de Chocolate


Há dias em que as crianças estão com energia a mais e temos de inventar alguma coisa que os mantenha mais "calmos" e nada melhor que os pôr com a mão na massa!


E assim foi...o desafio foi fazerem "chupas de chocolate" como dizem os meus filhotes! Havia um resto de bolo de chocolate que desfizeram e juntaram leite condensado. Depois veio a melhor parte...fazerem as bolinhas, colocarem o palito, mergulharem no chocolate derretido e por fim decorarem a gosto...! 


Era evidente a alegria no rosto destes pequenos pasteleiros que superaram muito bem o desafio...desta vez fui eu a cobaia e posso dizer que os "chupas" estavam maravilhosos!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bacalhau no Forno com Nabiças


Somos Reis do Bacalhau
que chega da Terra Nova
cozinhá-lo é uma arte
que nos sempre põe à prova!


Pode-se servir cozido
numa ampla travessa
que leva couves e grelos
e nunca trai a promessa


O que seria de nós
sem este prato tão nosso?
Continua a estar presente
ao jantar e ao almoço!







Bacalhau no Forno com Nabiças

Pré aqueça o forno a 180ºC


Ingredientes

3 postas de bacalhau 
1/2 molho de nabiças
2 dentes de alho
1 pacote de pão ralado 
1/2 molho de coentros
Azeite q.b

Ponha ao lume um tacho com água e quando começar a ferver coloque o bacalhau e deixe ferver cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer. Limpe-o de peles, espinhas, lasque-o e reserve.
Coza as nabiças e escorra.
Deite o azeite num tacho juntamente com os alhos picados e saltei um pouco, de seguida acrescente o bacalhau e as nabiças. Deixe cozinhar em lume brando, caso seja necessário acrescente mais um pouco de azeite. Retire o preparado e verta sobre um tabuleiro de ir ao forno. À parte coloque o pão ralado juntamente com os coentros e triture, verta sobre o bacalhau.
Leve ao forno cerca de 15 minutos até alourar.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para alguém muito especial...


Se há dias especiais, hoje é sem dúvida uma deles, faz hoje seis anos que nasceu o meu pequeno tesouro!

Com o nascimento dele realizei o sonho da minha vida, ter outro filho! 

Sou filha única e sempre lidei bem com isso, mas sempre idealizei ter mais que um filho. Adoro crianças, as suas traquinices e principalmente a capacidade que eles têm de nos fazerem felizes!

Quando fui mãe pela primeira vez, e à medida que o tempo ia passando, sentia saudades de voltar a reviver o dom da maternidade ... mas mais cedo do que esperava fui presenteada!

Nasceu o meu pequeno tesouro e uma mulher realizada também! 

Tu eras a "peça" que faltava para completar o puzzle da nossa família! 


Com a tua chegada aprendi o que é a relação entre irmãos (sim que para mim tudo isto é novidade), e que o amor de uma mãe pelos seus filhos é infindável!

Não há palavras para exprimir o que significas para mim...mas estas não as podia deixar de expressar...

Meu filho, meu amigo, meu companheiro...

Meu maior tesouro!
Tu que tantas alegrias me dás.
Tu que me fazes sorrir nos momentos em que estou triste,
Obrigada por existires!
Que tenhas sempre sucesso na estrada que ainda terás de percorrer.
Que possas ser rei sem jamais perder a simplicidade,
Que possas ser Homem, sem perder a criança que há em ti,
E principalmente, meu filho,
Que possas ser Feliz...!

Feliz Aniversário...adoro-te!










Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe um tabuleiro rectangular

Ingredientes
6 ovos
4 chávenas de açúcar fino Sidul
4 chávenas de farinha com fermento
1 1/2 chávena de óleo
2 chávena de chocolate em pó

1 1/2 chávena de água a ferver
1 colher de chá de fermento em pó


Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 50 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer.

Cobertura


Ingredientes

250ml de leite
2 barras de chocolate para culinária
100g de acúcar Sidul

Levar ao lume o leite juntamente com o chocolate partido ao pedaços e o açúcar até engrossar. Quando estiver quase frio cubra o bolo. 


A decoração foi escolhida pelo aniversariante!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Janeiro é mês de aniversários desde os mais pequenos até aos graúdos!


O primeiro é da bisavó e tal como as crianças também gosta de um bolinho! Sempre que vou a uma festa gosto de levar um miminho e assim foi!
Bolo de chocolate todos gostam, mas tinha que ter uma ocasião especial para experimentar a receita de um creme que vi no blog da Piratinhapiriri http://piratinhapiriri.blogspot.pt/2012/09/bolo-de-chocolate-corneto-de-morango.html.
O creme é realmente fácil de fazer e como poderão ver o resultado final é o de uma combinação perfeita, este creme apresenta uma textura macia e cremosa! 
A receita deste bolo guardo desde a minha infância e fica sempre bem, pois é bastante saboroso e ninguém consegue comer só uma fatia...

Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Feliz aniversário!


Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe uma forma redonda

Ingredientes
3 ovos
2 chávenas de açúcar fino Sidul
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de água a ferver

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

Creme

Ingredientes
2 pacotes de natas frescas
2 saquetas de gelatina de morango

Deite as natas (bem frescas) numa tigela e de seguida os pacotes de gelatina em pó.  Com a batedeira bata até formar um creme bem cremoso. Quando o bolo estiver frio, divida-o em duas partes iguais e adicione uma camada de creme sobre a base.  Coloque a outra parte do bolo e cubra-o com uma boa camada de creme.  Para decorar coloque raspas de chocolate.



domingo, 19 de janeiro de 2014

Queques


O fim de semana está a acabar e é altura de pensar nos lanches dos mais pequenos e nada melhor do que uns queques feitos pela mamã!


Esta receita é simples mas muito saborosa, cá em casa todos adoram!



Queques
Pré-aqueça o forno a 180ºC

3 ovos
150g de açúcar fino Sidul
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento para bolos
150g de manteiga


Misture o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente e bata até ficar um creme esbranquiçado, sem parar junte os ovos.

Adicione a farinha juntamente com o fermento e bata mais um pouco.


Coloque o preparado até meio das forminhas e leve ao forno cerca de 20 minutos.