Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sobremesas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 28 de março de 2014

Bolo Mousse Dia Mundial do Chocolate

Dia 26 de março comemorou-se o Dia Mundial do Chocolate, este dia é um daqueles dias que não posso passar sem comemorar, já que não consigo resistir a um chocolate...! 
Para celebrar fiz uma receita que contempla várias formas de comer chocolate, em bolo e em mousse. Confesso que nunca consigo comer só uma fatia!






Bolo Mousse com Cobertura de Chocolate
(Pré-aqueça o forno a 160ºC)

Bolo

1 tablete de chocolate de culinária 200g
200g açúcar moreno Sores
8 ovos
80g de farinha com fermento
200g de manteiga derretida


Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso.
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.
Junte a manteiga com o chocolate, e bata até envolver bem os ingredientes. Acrescente a farinha.
Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior, envolvendo bem sem bater.
Leve a cozer numa forma untada cerca de 25 minutos.
Desenforme o bolo e cubra com a cobertura.

Cobertura de Chocolate

1 tablete de chocolate culinária 200g
1 pacote de natas
20g de manteiga

Misture todos os ingredientes em lume brando, até ficar cremoso.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolos de Coco



“A alegria evita mil males e prolonga a vida”
Shakespeare






Bolos de Coco
(12 bolos)
Pré aqueça o forno a 180ºC

125g de coco ralado

240g de açúcar fino Sidul 
5 ovos

Bata o açúcar e os ovos até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente o coco e envolva bem.
Verta o preparado em formas de papel e leve ao forno cerca de 15 minutos.
Retirar quando tiverem um aspeto dourado.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Cheesecake para um jantar especial

Se há coisa que me agrada é receber pessoas em casa, e poder proporcionar um bom momento! O sábado que passou foi dedicado à organização de um jantar de família, mais propriamente para os meus cunhados… sim que eu tenho muitos! Quis oferecer este jantar a uma das minhas cunhadas (ela sabe porquê) e ao meu marido! Ele é reservado em relação aos seus sentimentos, mas poder ter todos os irmãos à mesa foi encher o seu coração, digo isto, porque o seu olhar transparecia alegria. Sei que foi uma ocasião muito especial para ele!

A noite foi muito bem passada, com muitas gargalhadas (a minha cunhada Ana estava ao rubro…), o que a mim me reconfortou pela harmonia de estarmos todos juntos, e claro pelo facto de ter estado na cozinha a fazer variadíssimas coisas que todos adoraram! 

Das sobremesas que fiz todas estavam maravilhosas, mas o cheesecake estava simplesmente fantástico! Desta vez não segui a receita tradicional e arrisquei com um novo ingrediente, o queijo Ricota!

O próximo jantar será em abril, já que estou em falta com uns bifes especiais…o prometido é devido!




Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família
Benjamin Franklin



Cheesecake de Morango
Pré aquecer o forno a 160ºC
Forma de 20 cm de diâmetro amovível

Ingredientes para a base

200g de bolacha Maria
100g de manteiga amolecida

Triture as bolachas com a manteiga até formar uma mistura homogénea.
Colocar esta mistura na forma, pressionar e levar ao frio cerca de 30 minutos.

Recheio

1 embalagem de queijo Philadelphia
1 embalagem de queijo Ricotta
2 pacotes de natas
2 gemas
200g de açúcar de açúcar Sidul

Bata os queijos com o açúcar, acrescente as gemas e por fim as natas até estar cremoso.
Retire a forma do frio e verta o preparado.
Leve ao forno cerca de 50/60 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente (deixei de um dia para o outro).

Cobertura de Morango

250g de morangos
110g de açúcar Sidul

Leve a lume médio os morangos partidos, o açúcar e a água até formar uma calda espessa.
Retire do lume e deixe arrefecer.  
Verta a calda sobre o cheesecake.
Decore a gosto.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mousse de Lima e Manjericão


O meu pai é grande
Quase chega ao céu
Tem força de um gigante
O meu pai é meu

Gosto dele
E ele gosta de mim
Brinco com ele
O meu pai é assim

O meu pai é grande
É assim que eu quero ser
Faz coisas maravilhosas
E com ele vou aprender








Ingredientes

1 lata de leite de leite condensado
2 iogurtes naturais
Sumo de 3 limas
4 folhas de manjericão

Deite o leite condensado numa tigela e reserve.
Esprema o sumo das limas, acrescente as folhas de manjericão e triture. 
Junte o sumo aos iogurtes, bata um pouco, deite sobre o leite condensado e misture.
Verta sobre as taças, decore a gosto e leve ao frio.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Tarte Capri

Já vos tinha dito que adoro tartes, e como os limões abundam cá em casa, nada melhor que uma tarte de limão para a sobremesa de um almoço de domingo em família. Vi esta receita num programa de televisão e comecei logo a tirar os meus apontamentos, fiz algumas alterações e só posso dizer que todos adoraram!
Esta tarte é bastante fresca, mas ao mesmo tão aconchegante que poucos conseguem resistir. A mistura do cítrico do limão com a doçura da amêndoa, é a combinação perfeita para quem gosta de sobremesas com limão!







Tarte Capri

Pré-aqueça o forno a 180ºC


Ingredientes

1/2 chávena de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar fino Sidul
5 ovos
Raspa e sumo de 2 limões
1 chávena de amêndoa moída
1 chávena de farinha com fermento
1 pacote de natas frescas
Açúcar em pó Sidul para decorar

Bata as claras em castelo firme e reserve. 
De seguida bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado, incorpore as gemas e bata mais um pouco. 
Junte o sumo e as raspas dos limões.
Adicione as claras em castelo, acrescente a amêndoa moída e a farinha peneirada. 
Verta a massa sobre uma tarteira untada de fundo amovível e leve ao forno cerca de 40 minutos. 
Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva com natas batidas.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Crema Catalana

Definitivamente não sei estar parada e adoro fazer coisas novas, quando vi esta receita no blog Coco&Baunilha, um dos meus preferidos, fiquei cheia de vontade de experimentar...!

O resultado foi tal como esperava, uma sobremesa cremosa e servida morna é perfeita para os dias frios...fiquei rendida! Cá em em casa foi um sucesso começando pelos mais pequenos!



Do blog Coco e Baunilha

Crema Catalana 

(4 pessoas) 

Ingredientes

500ml de leite
100ml de natas
3 gemas
90g de açúcar Sidul
45g de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão
1 colher de chá de sumo de limão
1 pitada de canela
1 colher de chá de pasta de baunilha (não coloquei) 

Leve ao lume o leite, as natas, a canela e as raspas de limão até começar a ferver. Numa tigela bata as gemas com o açúcar até esbranquiçarem, junte a maizena e misture bem. Adicione o leite quente ao creme de ovos mexendo vigorosamente, sem parar com um fouet e leve novamente a lume brando para engrossar.
Distribuir o creme em taças e deixe arrefecer. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Torta de Laranja


Adoro tortas, pelo sabor, elegância e pelo desafio que é enrolá-las...! 


As laranjas ainda abundam cá em casa e como tenho de arranjar sempre um motivo para ir para a cozinha, este fim de semana não foi diferente...! A finalidade desta torta era "roubar" um sorriso ao meu sogro que se encontra adoentado, já que é a sua torta preferida!


"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo."
Antoine de Saint Exupéry



Torta de Laranja

Pré aqueça o forno a 180ºC

8 ovos
400g açúcar Sidul
40g de farinha maizena
60g de margarina derretida
Raspa de 1 laranja
Sumo de 2 laranjas

Unte um tabuleiro com margarina, forre com papel vegetal e unte de novo com margarina.
Derreta a margarina no micro ondas e reserve.
Numa tigela, misture o açúcar com a farinha maizena. De seguida junte os ovos, a raspa e o sumo das laranjas, bata ligeiramente com a batedeira.
Junte em seguida a margarina derretida.
Deite a mistura no tabuleiro e leve ao forno a cozer aproximadamente 20 minutos.
Depois de cozida, retire do forno e vire o tabuleiro sobre um pano húmido polvilhado com 50g de açúcar, enrole a torta e deixe arrefecer .
Coloque a torta num prato decorado com laranja cortada em meia-lua.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mais um aniversário mais um bolinho!

Desta vez foi o aniversário da minha sogra e claro que não podia deixar de a presentear com um bolinho! Para mim todas as ocasiões são motivo para fazer um bolo e é uma forma de acarinhar quem nos é próximo!


Se há receita que não me canso de fazer é a do bolo de cenoura com cobertura de chocolate...a combinação é perfeita, a mistura do doce da massa com o amargo do chocolate é a de um bolo que poucos conseguem resistir!



  Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve ser sempre uma liberdade.

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Pré-aqueça o forno a 180º C
Unte a forma 

Ingredientes para o bolo


250 g cenoura
4 ovos
110 g óleo
320 g açúcar fino Sidul
220 g farinha para bolos
1 c. sopa de fermento em pó para bolos

Bata as claras em castelo e reserve. Rale a cenoura. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado, acrescente o óleo, a cenoura ralada e deite gradualmente a farinha juntamente com o fermento. Por fim adicione as claras e envolva lentamente. Verta o preparado sobre a forma e leva ao forno cerca de 40 minutos. Comece a preparar a cobertura.

Ingredientes para a cobertura

40 g margarina
70 g açúcar Sidul
40 g chocolate em pó
40 g leite

Coloque todos os ingredientes num tacho em lume brando até engrossar um pouco. Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Cubra o bolo com o preparado de chocolate.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Chupas de Chocolate


Há dias em que as crianças estão com energia a mais e temos de inventar alguma coisa que os mantenha mais "calmos" e nada melhor que os pôr com a mão na massa!


E assim foi...o desafio foi fazerem "chupas de chocolate" como dizem os meus filhotes! Havia um resto de bolo de chocolate que desfizeram e juntaram leite condensado. Depois veio a melhor parte...fazerem as bolinhas, colocarem o palito, mergulharem no chocolate derretido e por fim decorarem a gosto...! 


Era evidente a alegria no rosto destes pequenos pasteleiros que superaram muito bem o desafio...desta vez fui eu a cobaia e posso dizer que os "chupas" estavam maravilhosos!


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para alguém muito especial...


Se há dias especiais, hoje é sem dúvida uma deles, faz hoje seis anos que nasceu o meu pequeno tesouro!

Com o nascimento dele realizei o sonho da minha vida, ter outro filho! 

Sou filha única e sempre lidei bem com isso, mas sempre idealizei ter mais que um filho. Adoro crianças, as suas traquinices e principalmente a capacidade que eles têm de nos fazerem felizes!

Quando fui mãe pela primeira vez, e à medida que o tempo ia passando, sentia saudades de voltar a reviver o dom da maternidade ... mas mais cedo do que esperava fui presenteada!

Nasceu o meu pequeno tesouro e uma mulher realizada também! 

Tu eras a "peça" que faltava para completar o puzzle da nossa família! 


Com a tua chegada aprendi o que é a relação entre irmãos (sim que para mim tudo isto é novidade), e que o amor de uma mãe pelos seus filhos é infindável!

Não há palavras para exprimir o que significas para mim...mas estas não as podia deixar de expressar...

Meu filho, meu amigo, meu companheiro...

Meu maior tesouro!
Tu que tantas alegrias me dás.
Tu que me fazes sorrir nos momentos em que estou triste,
Obrigada por existires!
Que tenhas sempre sucesso na estrada que ainda terás de percorrer.
Que possas ser rei sem jamais perder a simplicidade,
Que possas ser Homem, sem perder a criança que há em ti,
E principalmente, meu filho,
Que possas ser Feliz...!

Feliz Aniversário...adoro-te!










Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe um tabuleiro rectangular

Ingredientes
6 ovos
4 chávenas de açúcar fino Sidul
4 chávenas de farinha com fermento
1 1/2 chávena de óleo
2 chávena de chocolate em pó

1 1/2 chávena de água a ferver
1 colher de chá de fermento em pó


Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 50 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer.

Cobertura


Ingredientes

250ml de leite
2 barras de chocolate para culinária
100g de acúcar Sidul

Levar ao lume o leite juntamente com o chocolate partido ao pedaços e o açúcar até engrossar. Quando estiver quase frio cubra o bolo. 


A decoração foi escolhida pelo aniversariante!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Janeiro é mês de aniversários desde os mais pequenos até aos graúdos!


O primeiro é da bisavó e tal como as crianças também gosta de um bolinho! Sempre que vou a uma festa gosto de levar um miminho e assim foi!
Bolo de chocolate todos gostam, mas tinha que ter uma ocasião especial para experimentar a receita de um creme que vi no blog da Piratinhapiriri http://piratinhapiriri.blogspot.pt/2012/09/bolo-de-chocolate-corneto-de-morango.html.
O creme é realmente fácil de fazer e como poderão ver o resultado final é o de uma combinação perfeita, este creme apresenta uma textura macia e cremosa! 
A receita deste bolo guardo desde a minha infância e fica sempre bem, pois é bastante saboroso e ninguém consegue comer só uma fatia...

Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Feliz aniversário!


Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe uma forma redonda

Ingredientes
3 ovos
2 chávenas de açúcar fino Sidul
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de água a ferver

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

Creme

Ingredientes
2 pacotes de natas frescas
2 saquetas de gelatina de morango

Deite as natas (bem frescas) numa tigela e de seguida os pacotes de gelatina em pó.  Com a batedeira bata até formar um creme bem cremoso. Quando o bolo estiver frio, divida-o em duas partes iguais e adicione uma camada de creme sobre a base.  Coloque a outra parte do bolo e cubra-o com uma boa camada de creme.  Para decorar coloque raspas de chocolate.



sábado, 18 de janeiro de 2014

Tarte de Maçã



A minha sobremesa preferida em criança era esta tarte de maçã. Nos dias frios de domingo ela era presença obrigatória para a sobremesa, simplesmente deliciosa e reconfortante! Por coincidência ou não um dos meus filhos adora esta tarte e hoje foi o lanche cá em casa!


Comer esta tarte é viajar até à minha infância!


Tarte de Maçã

Pré-aqueça o forno a 200ºC


Massa

Ingredientes

200g de farinha com fermento
125g de margarina à temperatura ambiente
150g de açúcar Sidul
1dl de água morna
1 gema de ovo

Junta-se a margarina com o açúcar à farinha, vai-se acrescentado a água pouco a pouco e por fim a gema de ovo. Amassa-se tudo e faz-se uma bola, embrulha-se em película aderente e repousa 15 minutos no frigorífico.


Recheio

Ingredientes

7 maçãs reinetas
Canela
Açúcar Sidul

Divide-se a massa em duas partes, uma para a base e a outra para a cobertura, estendem-se sobre uma bancada polvilhada com farinha e forra-se a base da tarteira. Partem-se as maçãs em fatias finas de forma a cobrir toda a base da tarteira, polvilha-se com açúcar e canela e cobre-se com a massa. Pincela-se com leite e polvilha-se com açúcar. Vai ao forno durante 30 minutos. Sirva quente com natas batidas, bola de gelado de baunilha ou creme custard!