Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 29 de abril de 2014

Torta de Cenoura

Cozinhar é como contar uma história com princípio, meio e sem fim! Pois a memória dos sabores e dos aromas é eterna...um verdadeiro ato de amor...!


Torta de Cenoura
Pré aqueça o forno a 200ºC


500g de cenouras 
450g de açúcar branco Sidul
125g de farinha sem fermento
5 ovos
Raspa de 1 laranja
Açúcar para polvilhar

Unte um tabuleiro com margarina, forrado com papel vegetal e novamente untado com margarina.
Coza as cenouras durante 40 minutos, escorra a água e reduza a puré, reserve.
Bata bem o açúcar com as gemas e a raspa de laranja.
Acrescente o puré de cenoura e bata mais um pouco.

Junte a farinha e bata até que a massa comece a borbulhar.

Por fim, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa.

Verta a massa no tabuleiro.
Leve ao forno e deixe cozer cerca de 15 minutos (faça o teste do palito).
Depois da massa estar cozida, retire do forno e vire o tabuleiro sobre um pano húmido e previamente polvilhado com açúcar.
Retire a folha de papel vegetal e enrole o pano.
Deixe repousar durante 4 minutos.
Coloque a torta num prato e retire o pano com cuidado.


sábado, 19 de abril de 2014

Azeiteiros ou Económicos de Trás-os-Montes

Esta é mais uma receita típica da região de Trás-os-Montes os Azeiteiros ou Económicos. Estes bolinhos são presença obrigatória nesta época e são uma verdadeira iguaria!
Quem os conhece sabe do que estou a falar, pelo que aconselho vivamente a experimentarem.
A receita que vos deixo é simples, mas cheia de memórias...espero que gostem!





Azeiteiros ou Económicos
Pré aqueça o forno a 200ºC

5 ovos
250g de açúcar Sidul
1/2kg de farinha
1 chávena de chá de leite
2dl de azeite
1 cálice de aguardente
1 colher de chá de fermento em pó

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Misture a aguardente, o azeite, o leite e a farinha peneirada com o fermento. Bata muito bem até ficar uma massa consistente.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, coloque bolinhas afastadas de massa com uma colher se sopa, deite um montinho de açúcar sobre cada uma e leve ao forno cerca de 15 minutos.

Folar de Olhão

Feliz Páscoa!

Celebre a vida nova e realize novos sonhos. 
Construa esperanças para novos projetos, com pés firmes rumo ao novo tempo. Viva a cada dia uma nova ressurreição,deixando o homem velho morrer e dando oportunidade para esvaziarmos o sepulcro e construir morada para o homem novo!













Folar de Olhão
Pré aqueça o forno a 200ºC

Massa


560g de farinha T65

1 carteira de fermento seco
Sumo de uma laranja
75g de leite
35g de banha
85g de margarina
75g de açúcar amarelo Sores
1 colher de chá de erva doce
1 colher de chá de canela
1 ovo
1 pitada de sal

Recheio

Açúcar amarelo, canela e margarina derretida.

Preparação


Misture a farinha com a margarina e a banha. Acrescente o fermento, o açúcar, o leite, a canela, a erva doce, o ovo, o sumo de laranja, e o sal. De seguida envolva bem os ingredientes, amassando bem. 

Tape a massa e deixe levedar cerca de 30 minutos, até duplicar o volume. 
Passado este tempo divida a massa em 8 partes, e estenda cada uma delas com o rolo em forma de círculos (mais pequenos que a base do tacho), numa superfície enfarinhada.
Pincele o tacho com margarina derretida e acrescente açúcar misturado com canela.
Coloque um círculo de massa, pincele com margarina e deite uma camada de açúcar com canela. Sobreponha os restantes círculos de massa untados e açucarados, deixando-os levedar até duplicarem o volume.
Polvilhe o topo do folar com açúcar e canela e leve a cozer, em forno quente, durante cerca de 30 minutos.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Queijadas de Abóbora ou Calondro

Abril, mais um mês, mais um desafio, desta vez o tema escolhido pelo grupo "Dia Um...na Cozinha!",  foi a Doçaria Regional. 
Quando vi o tema lançado, pensei que teria de fazer algo alusivo à região onde os meus pais nasceram Trás-os-Montes. Após consultar os meus livros de culinária, decidi que seriam as queijadinhas de abóbora ou de calondro. Nesta região abundam as abóboras, assim como à beira da estrada se podem ver as mimosas. Assim que as vejo, não resisto a apanhar alguns ramos para embelezar as minhas jarras. 
As mimosas são flores que expressam alegria e sensibilidade. Estas flores têm uma característica muito particular, quando tocadas encolhem. Apesar da primavera teimar em não chegar, as mimosas anunciam a sua chegada, com a sua cor tão alegre!






Aqui fica a minha participação no desafio de abril de 2014 no grupo "Dia um...na Cozinha"! Aguardando pelo próximo desafio para o mês de maio!



Queijadas de Abóbora ou Calondro

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Para o doce de abóbora

1 pau de canela
1 abóbora menina
Açúcar Sidul q.b
Casca de laranja q.b

Para as queijadas

2 chávenas de doce de abóbora
10 gemas

Comece por preparar o doce. Descasque e limpe a abóbora de sementes, corte-a aos pedaços. Meça com uma chávena de chá, sendo que a cada chávena de abóbora equivalerá ½ chávena de açúcar. Leve o açúcar ao lume com um pouco de água, o pau de canela e a casca de laranja. Deixe ferver até ficar em ponto de pérola.
Junte a abóbora e deixe ferver até que esta se apresente transparente e a calda novamente em ponto de pérola.
Adicione as gemas ao doce de abóbora, misturando muito bem. 
Deite o preparado nas formas leve a cozer em forno  quente.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Bolos de Coco



“A alegria evita mil males e prolonga a vida”
Shakespeare






Bolos de Coco
(12 bolos)
Pré aqueça o forno a 180ºC

125g de coco ralado

240g de açúcar fino Sidul 
5 ovos

Bata o açúcar e os ovos até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente o coco e envolva bem.
Verta o preparado em formas de papel e leve ao forno cerca de 15 minutos.
Retirar quando tiverem um aspeto dourado.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Cheesecake para um jantar especial

Se há coisa que me agrada é receber pessoas em casa, e poder proporcionar um bom momento! O sábado que passou foi dedicado à organização de um jantar de família, mais propriamente para os meus cunhados… sim que eu tenho muitos! Quis oferecer este jantar a uma das minhas cunhadas (ela sabe porquê) e ao meu marido! Ele é reservado em relação aos seus sentimentos, mas poder ter todos os irmãos à mesa foi encher o seu coração, digo isto, porque o seu olhar transparecia alegria. Sei que foi uma ocasião muito especial para ele!

A noite foi muito bem passada, com muitas gargalhadas (a minha cunhada Ana estava ao rubro…), o que a mim me reconfortou pela harmonia de estarmos todos juntos, e claro pelo facto de ter estado na cozinha a fazer variadíssimas coisas que todos adoraram! 

Das sobremesas que fiz todas estavam maravilhosas, mas o cheesecake estava simplesmente fantástico! Desta vez não segui a receita tradicional e arrisquei com um novo ingrediente, o queijo Ricota!

O próximo jantar será em abril, já que estou em falta com uns bifes especiais…o prometido é devido!




Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família
Benjamin Franklin



Cheesecake de Morango
Pré aquecer o forno a 160ºC
Forma de 20 cm de diâmetro amovível

Ingredientes para a base

200g de bolacha Maria
100g de manteiga amolecida

Triture as bolachas com a manteiga até formar uma mistura homogénea.
Colocar esta mistura na forma, pressionar e levar ao frio cerca de 30 minutos.

Recheio

1 embalagem de queijo Philadelphia
1 embalagem de queijo Ricotta
2 pacotes de natas
2 gemas
200g de açúcar de açúcar Sidul

Bata os queijos com o açúcar, acrescente as gemas e por fim as natas até estar cremoso.
Retire a forma do frio e verta o preparado.
Leve ao forno cerca de 50/60 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente (deixei de um dia para o outro).

Cobertura de Morango

250g de morangos
110g de açúcar Sidul

Leve a lume médio os morangos partidos, o açúcar e a água até formar uma calda espessa.
Retire do lume e deixe arrefecer.  
Verta a calda sobre o cheesecake.
Decore a gosto.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mousse de Lima e Manjericão


O meu pai é grande
Quase chega ao céu
Tem força de um gigante
O meu pai é meu

Gosto dele
E ele gosta de mim
Brinco com ele
O meu pai é assim

O meu pai é grande
É assim que eu quero ser
Faz coisas maravilhosas
E com ele vou aprender








Ingredientes

1 lata de leite de leite condensado
2 iogurtes naturais
Sumo de 3 limas
4 folhas de manjericão

Deite o leite condensado numa tigela e reserve.
Esprema o sumo das limas, acrescente as folhas de manjericão e triture. 
Junte o sumo aos iogurtes, bata um pouco, deite sobre o leite condensado e misture.
Verta sobre as taças, decore a gosto e leve ao frio.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Bolachas Baked With Love


Se há coisa que os meus filhos gostam de comer são bolachas, aliás eles são uns verdadeiros devoradores de bolachas, pelo que dou sempre preferência às caseiras, não só pelos ingredientes frescos como pela cumplicidade que existe quando as fazemos!

Numa das minhas saídas à hora de almoço com as minhas colegas, vi estes cortadores e escusado será dizer que não resisti...!

Assim, que mostrei aos meus filhotes, ficaram radiantes e tivemos logo que os experimentar! 

A impaciência ia crescendo e só perguntavam se já “estavam prontas”, já que a hora do lanche estava a chegar…o cheiro propagava-se pela cozinha e já se adivinhava que deviam estar deliciosas!

As bolachas ficaram lindas, estaladiças, ideais para serem acompanhadas com um chá!












Bolachas Baked With Love

Pré-aqueça o forno a 180ºC

Ingredientes


125g de açúcar Sidul
125g de manteiga à temperatura ambiente
250g de farinha
1 ovo inteiro
 

Numa tigela misture o açúcar com o ovo e a manteiga, de seguida junte a farinha. 
Amasse bem, e deixe a massa descansar cerca de 20 minutos no frigorífico.

Estenda a massa sobre uma zona peneirada de farinha e com o rolo e cortadores, molde a gosto e coloque sobre o tabuleiro.

Leve ao forno até a bolacha ficar dourada.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Crema Catalana

Definitivamente não sei estar parada e adoro fazer coisas novas, quando vi esta receita no blog Coco&Baunilha, um dos meus preferidos, fiquei cheia de vontade de experimentar...!

O resultado foi tal como esperava, uma sobremesa cremosa e servida morna é perfeita para os dias frios...fiquei rendida! Cá em em casa foi um sucesso começando pelos mais pequenos!



Do blog Coco e Baunilha

Crema Catalana 

(4 pessoas) 

Ingredientes

500ml de leite
100ml de natas
3 gemas
90g de açúcar Sidul
45g de amido de milho (Maizena)
Raspas de 1 limão
1 colher de chá de sumo de limão
1 pitada de canela
1 colher de chá de pasta de baunilha (não coloquei) 

Leve ao lume o leite, as natas, a canela e as raspas de limão até começar a ferver. Numa tigela bata as gemas com o açúcar até esbranquiçarem, junte a maizena e misture bem. Adicione o leite quente ao creme de ovos mexendo vigorosamente, sem parar com um fouet e leve novamente a lume brando para engrossar.
Distribuir o creme em taças e deixe arrefecer. 

Mini Bundt de Iogurte

Sou seguidora de vários blogs de culinária, e outro dia surgiram muitas receitas de Bundt Cake. Fiquei curiosa, pois não conhecia e fui logo pesquisar. É um bolo de origem norte-americana, mas que corre todo o mundo, tendo sempre o mesmo nome, porque são feitos naquilo que se chama Bund Pan, ou seja forma de Bundt.

Uma vez, que estes bolos são tão especiais, também têm de ser feitos em formas especiais. Eu ainda não tenho a minha, mas definitivamente, será a minha próxima aquisição!



Os meus "Mini Bunt" foram feitos numa forma de silicone, para queques em forma espiral, que não me deixou mal!





Mini Bundt de Iogurte
( 16 Mini Bundt)

Pré-aquecer o forno a 180ºC

Ingredientes

1 chávena de açúcar fino Sidul

4 ovos
1 iogurte grego natural açucarado
3 colheres de sopa de óleo 
2 chávenas de farinha com fermento

Pincele as formas de bundt com manteiga ou óleo (não coloquei farinha uma vez a minha é de silicone).
Bata bem os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, junte o iogurte por fim a farinha juntamente com o fermento até ligar os ingredientes.
Leve ao forno cerca de 25 minutos.
Deixar arrefecer e desenforme.
Polvilhe com açúcar em pó.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cupcakes para uma Princesa


Ser tia é poder ceder ao chocolate e aos bolos, é deixar lambuzar a colher de pau cheia de massa, é deixar partir ovos, é guardar segredos, é deixar fazer penteados e muito mais!


A minha sobrinha é uma pasteleira em ponto pequeno e quando se junta com os primos está sempre preparada para pôr as mãos na massa! 





A minha sobrinha é uma princesa morena, faladora, brincalhona, meiga e uma excelente companhia! Ela é gulosa e está sempre pronta para ajudar a tia a fazer bolinhos e os seus preferidos são estes cupcakes de chocolate...!

Cupcakes de Chocolate
(16 cupcakes)

Pré-aqueca o forno a 180ºC

Ingredientes

100g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
200g de açúcar moreno Sores
2 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de chocolate em pó
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó


Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte os ovos sem parar de bater. Adicione o leite, a farinha misturada com o fermento e por fim o chocolate.
Deite a massa em formas de papel e leve a cozer cerca de 15 minutos.

Creme para a cobertura

Ingredientes

1 pacote de gelatina de morango
1 pacote de natas

Bata as natas com a gelatina até formar um creme espesso. 
Coloque o creme num saco de pasteleiro e decore.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Broas de Batata Doce





"Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
e nela só temos uma oportunidade de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
esperança suficiente para fazê-la feliz."
Clarice Lispector



Broas de Batata Doce


Pré aqueça o forno a 180ºC 

Ingredientes
1kg de batata doce
1kg de farinha sem fermento
800g de açúcar amarelo Sores
150g de margarina à temperatura ambiente
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó

Descasque as batatas, coza-as e reduza a puré. Num recipiente coloque a batata, a margarina, o açúcar e os ovos. Amasse tudo e deite a farinha juntamente com o fermento.
Fazem-se bolinhas e leve ao forno até ficarem douradas.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolo de Laranja

As minhas idas ao Algarve são sempre no verão, mas este sábado surgiu uma visita inesperada a este local que tanto gosto. O sol brilhava em pleno dia de inverno e por todo o lado se viam laranjeiras curvadas com o peso da fruta que carregavam!



O chão dos campos era cor de laranja, não estivéssemos nós na época deste fruto tão nobre, que umas vezes é tão doce e por vezes tão ácido!


Chegada a hora de regressar a casa, foi altura de ir às "compras", e à beira da estrada podiam-se ver pequenos produtores a venderem laranjas. Mal abri a porta do carro senti de imediato o cheiro cítrico que se misturava com a humidade que começava a cair. Escusado será dizer que as laranjas abundavam no carro e durante a viagem foi tempo de pensar que delícias iria fazer!


A receita do bolo de laranja que aqui partilho, foi tirada de um livro que guardo desde pequena, " A Mulher na sala e na cozinha", que tem receitas do tempo das nossas mães!

O bolo estava no forno e comecei a perceber que não ia ser fácil resistir, pois o cheiro que se propagava pela cozinha era divinal!





Bolo de Laranja


Pré-aqueça o forno a 180º C
Unte com manteiga uma forma redonda e forre com papel vegetal  

Ingredientes 
5 ovos
180 g açúcar fino Sidul
220 g farinha para bolos
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
Raspa e sumo de uma laranja
Coco ralado para polvilhar (opcional)

Comece por bater as claras em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar e a raspa da laranja até formar um creme homogéneo. Acrescente a farinha juntamente com o fermento alternando com o sumo da laranja. Por fim adicione as claras e envolva lentamente. Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 25 minutos.