Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mais um aniversário mais um bolinho!

Desta vez foi o aniversário da minha sogra e claro que não podia deixar de a presentear com um bolinho! Para mim todas as ocasiões são motivo para fazer um bolo e é uma forma de acarinhar quem nos é próximo!


Se há receita que não me canso de fazer é a do bolo de cenoura com cobertura de chocolate...a combinação é perfeita, a mistura do doce da massa com o amargo do chocolate é a de um bolo que poucos conseguem resistir!



  Cada idade tem a sua beleza e essa beleza deve ser sempre uma liberdade.

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Pré-aqueça o forno a 180º C
Unte a forma 

Ingredientes para o bolo


250 g cenoura
4 ovos
110 g óleo
320 g açúcar fino Sidul
220 g farinha para bolos
1 c. sopa de fermento em pó para bolos

Bata as claras em castelo e reserve. Rale a cenoura. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado, acrescente o óleo, a cenoura ralada e deite gradualmente a farinha juntamente com o fermento. Por fim adicione as claras e envolva lentamente. Verta o preparado sobre a forma e leva ao forno cerca de 40 minutos. Comece a preparar a cobertura.

Ingredientes para a cobertura

40 g margarina
70 g açúcar Sidul
40 g chocolate em pó
40 g leite

Coloque todos os ingredientes num tacho em lume brando até engrossar um pouco. Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Cubra o bolo com o preparado de chocolate.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Chupas de Chocolate


Há dias em que as crianças estão com energia a mais e temos de inventar alguma coisa que os mantenha mais "calmos" e nada melhor que os pôr com a mão na massa!


E assim foi...o desafio foi fazerem "chupas de chocolate" como dizem os meus filhotes! Havia um resto de bolo de chocolate que desfizeram e juntaram leite condensado. Depois veio a melhor parte...fazerem as bolinhas, colocarem o palito, mergulharem no chocolate derretido e por fim decorarem a gosto...! 


Era evidente a alegria no rosto destes pequenos pasteleiros que superaram muito bem o desafio...desta vez fui eu a cobaia e posso dizer que os "chupas" estavam maravilhosos!


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Para alguém muito especial...


Se há dias especiais, hoje é sem dúvida uma deles, faz hoje seis anos que nasceu o meu pequeno tesouro!

Com o nascimento dele realizei o sonho da minha vida, ter outro filho! 

Sou filha única e sempre lidei bem com isso, mas sempre idealizei ter mais que um filho. Adoro crianças, as suas traquinices e principalmente a capacidade que eles têm de nos fazerem felizes!

Quando fui mãe pela primeira vez, e à medida que o tempo ia passando, sentia saudades de voltar a reviver o dom da maternidade ... mas mais cedo do que esperava fui presenteada!

Nasceu o meu pequeno tesouro e uma mulher realizada também! 

Tu eras a "peça" que faltava para completar o puzzle da nossa família! 


Com a tua chegada aprendi o que é a relação entre irmãos (sim que para mim tudo isto é novidade), e que o amor de uma mãe pelos seus filhos é infindável!

Não há palavras para exprimir o que significas para mim...mas estas não as podia deixar de expressar...

Meu filho, meu amigo, meu companheiro...

Meu maior tesouro!
Tu que tantas alegrias me dás.
Tu que me fazes sorrir nos momentos em que estou triste,
Obrigada por existires!
Que tenhas sempre sucesso na estrada que ainda terás de percorrer.
Que possas ser rei sem jamais perder a simplicidade,
Que possas ser Homem, sem perder a criança que há em ti,
E principalmente, meu filho,
Que possas ser Feliz...!

Feliz Aniversário...adoro-te!










Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe um tabuleiro rectangular

Ingredientes
6 ovos
4 chávenas de açúcar fino Sidul
4 chávenas de farinha com fermento
1 1/2 chávena de óleo
2 chávena de chocolate em pó

1 1/2 chávena de água a ferver
1 colher de chá de fermento em pó


Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 50 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer.

Cobertura


Ingredientes

250ml de leite
2 barras de chocolate para culinária
100g de acúcar Sidul

Levar ao lume o leite juntamente com o chocolate partido ao pedaços e o açúcar até engrossar. Quando estiver quase frio cubra o bolo. 


A decoração foi escolhida pelo aniversariante!


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Janeiro é mês de aniversários desde os mais pequenos até aos graúdos!


O primeiro é da bisavó e tal como as crianças também gosta de um bolinho! Sempre que vou a uma festa gosto de levar um miminho e assim foi!
Bolo de chocolate todos gostam, mas tinha que ter uma ocasião especial para experimentar a receita de um creme que vi no blog da Piratinhapiriri http://piratinhapiriri.blogspot.pt/2012/09/bolo-de-chocolate-corneto-de-morango.html.
O creme é realmente fácil de fazer e como poderão ver o resultado final é o de uma combinação perfeita, este creme apresenta uma textura macia e cremosa! 
A receita deste bolo guardo desde a minha infância e fica sempre bem, pois é bastante saboroso e ninguém consegue comer só uma fatia...

Que todos os seus sonhos sejam realizados e todos os seus desejos alcançados. Feliz aniversário!


Bolo de Chocolate

Pré aqueça o forno a 180ºC

Unte e enfarinhe uma forma redonda

Ingredientes
3 ovos
2 chávenas de açúcar fino Sidul
2 chávenas de farinha com fermento
1 chávena de óleo
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de água a ferver

Bata as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. 
À parte bata as claras em castelo e reserve. 
Junte o óleo, o chocolate em pó e sem parar de bater deite a farinha com o fermento, batendo mais um pouco, acrescente a água a ferver e por fim incorpore as claras batidas em castelo.
Verta o preparado sobre a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.

Creme

Ingredientes
2 pacotes de natas frescas
2 saquetas de gelatina de morango

Deite as natas (bem frescas) numa tigela e de seguida os pacotes de gelatina em pó.  Com a batedeira bata até formar um creme bem cremoso. Quando o bolo estiver frio, divida-o em duas partes iguais e adicione uma camada de creme sobre a base.  Coloque a outra parte do bolo e cubra-o com uma boa camada de creme.  Para decorar coloque raspas de chocolate.



domingo, 19 de janeiro de 2014

Queques


O fim de semana está a acabar e é altura de pensar nos lanches dos mais pequenos e nada melhor do que uns queques feitos pela mamã!


Esta receita é simples mas muito saborosa, cá em casa todos adoram!



Queques
Pré-aqueça o forno a 180ºC

3 ovos
150g de açúcar fino Sidul
175g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento para bolos
150g de manteiga


Misture o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente e bata até ficar um creme esbranquiçado, sem parar junte os ovos.

Adicione a farinha juntamente com o fermento e bata mais um pouco.


Coloque o preparado até meio das forminhas e leve ao forno cerca de 20 minutos.



sábado, 18 de janeiro de 2014

Tarte de Maçã



A minha sobremesa preferida em criança era esta tarte de maçã. Nos dias frios de domingo ela era presença obrigatória para a sobremesa, simplesmente deliciosa e reconfortante! Por coincidência ou não um dos meus filhos adora esta tarte e hoje foi o lanche cá em casa!


Comer esta tarte é viajar até à minha infância!


Tarte de Maçã

Pré-aqueça o forno a 200ºC


Massa

Ingredientes

200g de farinha com fermento
125g de margarina à temperatura ambiente
150g de açúcar Sidul
1dl de água morna
1 gema de ovo

Junta-se a margarina com o açúcar à farinha, vai-se acrescentado a água pouco a pouco e por fim a gema de ovo. Amassa-se tudo e faz-se uma bola, embrulha-se em película aderente e repousa 15 minutos no frigorífico.


Recheio

Ingredientes

7 maçãs reinetas
Canela
Açúcar Sidul

Divide-se a massa em duas partes, uma para a base e a outra para a cobertura, estendem-se sobre uma bancada polvilhada com farinha e forra-se a base da tarteira. Partem-se as maçãs em fatias finas de forma a cobrir toda a base da tarteira, polvilha-se com açúcar e canela e cobre-se com a massa. Pincela-se com leite e polvilha-se com açúcar. Vai ao forno durante 30 minutos. Sirva quente com natas batidas, bola de gelado de baunilha ou creme custard!