sexta-feira, 7 de março de 2014

Bola Clara de Sousa


Sou seguidora incondicional da página A Minha Cozinha da Clara de Sousa, e posso dizer que as receitas são maravilhosas e transparecem muito amor, razão pela qual saem perfeitas!



A Clara de Sousa, para além de uma excelente jornalista, é uma pessoa que inspira qualquer um na cozinha, pela sua simplicidade e delicadeza. Não a conheço pessoalmente, apenas tive contatos "virtuais", nos quais ela se mostrou sempre disponível, pelo que pude perceber que a cozinha é o seu porto de abrigo, e que adora partilhar e aprender mais na cozinha!



A minha família é do norte e se há coisa que adoro são os folares, mas como requerem muito tempo para a sua preparação são longos os tempos que passo sem os fazer. 

Quando a Clara publicou esta receita fiquei com vontade de a experimentar não só pelo facto de se assemelhar a um “folar”, mas pela facilidade que é confeccioná-la. Já fiz algumas versões desta bola e todas são maravilhosas, a combinação de ingredientes e o toque final dos orégãos conferem a esta bola uma refeição perfeita, quer para um lanche quer para uma refeição. 


Esta foi a minha última versão que estava deliciosa!

Bola Clara de Sousa

Ingredientes

Pré aqueça o forno a 180ºC

4 ovos
225ml de óleo
150ml de leite
30g de queijo parmesão ralado
250g de farinha de trigo
2 tomates grandes picados (sem peles e sem sementes)
250g de queijo mozzarella
300g de fiambre de peru
1 colher chá de fermento em pó
Manjericão, oregãos secos, sal q.b.

Corte o tomate, queijo, o fiambre e reserve.
Tempere o tomate com um pouco de sal e oregãos.
Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o queijo parmesão, um ou dois raminhos de manjericão, a farinha de trigo e um pouco de sal.
Triture bem até obter uma massa homogénea.
Junte o fermento em pó e envolva bem com uma colher.
Unte e enfarinhe um tabuleiro de ir ao forno, verta metade da massa e alise. Espalhe o fiambre, o tomate picado e finalmente o queijo mozzarella.
Verta a restante massa por cima, alise, polvilhe com oregãos e leve ao forno  entre 30 a 40 minutos.
Sirva quente ou frio.


3 comentários: